domingo, 24 de abril de 2016

Semelhantes ao Pai


      Quando a Bíblia diz que somos filhos de Deus é algo muito grandioso, pois, muitas vezes nos escapa a magnitude do que isto significa. Ter um Pai Celestial e reconhecê-lo como nosso guia e mestre é a maior riqueza que alguém pode ter neste mundo. A força divinal nos impulsiona a seguir em frente sem olhar para trás, a força divinal nos mostra que aqui estamos para seguir os propósitos que ele determinou para cada um de nós.
       A Bíblia nos diz em Gênesis 1: 27 "Criou Deus o homem conforme a sua imagem e semelhança". Este texto nos apresenta claramente a nossa ligação espiritual com o nosso Criador, o nosso Pai nos fez seres espirituais dotados de uma alma que precisa ser alimentada pela força que vem do nosso Criador. Todos temos sem nenhuma exceção o DNA do nosso Pai, e por isso deu-nos o poder de sermos chamados seus filhos. Filhos de fato pois somos criaturas de Deus e filhos de direito que são todos aqueles que receberam a Jesus Cristo como Salvador e Rei de suas vidas.
     Sede pois imitadores de Deus, observem o que ele faz e façam o mesmo! hajam como filhos que aprendem com os pais e o que Ele faz é principalmente nos amar o tempo todo. Deus é bom, ele é bom,  mesmo nós não sendo merecedores. Se ele fosse olhar para as nossas imperfeições, não estaríamos mais aqui, mas a maior prova deste amor foi oferecer o seu único filho para nos salvar do poder do pecado e nos dar uma vida eterna ao seu lado.
     Aprendamos com Ele a ter uma vida de amor. Vejam como Cristo viveu uma vida de amor e por este amor ele se entregou!
Este amor não foi contido, foi um amor extravagante. Ele não amou para receber algo em troca, mas para dar tudo de si. Qual outro grande líder religioso da história fez tão grande sacrifício dando a sua vida para nos resgatar da morte e que ressuscitou ao terceiro
 dia vencendo a morte ?  Ele se entregou por amor a humanidade, mesmo não tendo nenhum pecado e sobre ele nenhuma acusação que o condenasse. Então queridos! como recusar tão grande amor assim? Esta é a maior prova de amor que Deus poderia nos dar, a vinda do seu único filho para nos mostrar as maravilhas e o poder do seu reino. Amem com a mesma intensidade!
    É muito triste saber que multidões vivem uma vida espiritual miserável e distantes da presença do Deus criador dos céus e da terra.  Desconhecem que são filhos de um Deus todo poderoso que nos criou para sermos seus adoradores, ignoram o poder de um Pai que só tem o melhor para seus filhos. Pessoas que preferem lutar as adversidades da vida sozinhas e longe do Criador, confiam suas vidas ao materialismo e em sua própria sabedoria, outras adoram falsos deuses criados justamente com o propósito de afasta-los do verdadeiro Deus. Isto entristece muito ao nosso Pai! Imagine que  você tem um filho que você ama muito e toda vez que ele precisasse  de alguma coisa ele fosse pedir a outros pais e nunca a você, como você se sentiria ? E tudo que você lhe ensinou e pediu para ele não fazer, ele desobedecesse? E se mesmo assim você desse tudo a ele, mas na hora de agradecer ele fosse agradecer aos outros que nada lhe deram?  Assim Deus se entristece quando seus filhos recorrem a outros deuses, os seus mandamentos são claros e Deus assim ordena aos seus filhos : 

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso. Êxodo 20:3-5

       Você  quer uma vida plena e cheia de vitórias? 
     Volte os seus olhos para o seu Criador, ele tem muitas promessas boas para a sua vida. Você é filho do Pai das luzes o dono do universo, nele você pode confiar! Ele nos criou para sermos herdeiros do seu reino, um reino de amor, de justiça, de paz, de misericórdia e de muitas bençãos para aqueles que obedecerem aos seus mandamentos.  Chega de lutar só, aquele que te criou  sabe de tudo que você precisa. Não olhe para os homens, todos são falhos! não se espelhe em ninguém, apenas olhe para o Deus triúno e com Ele você nunca vai se decepcionar. Faça da Palavra do Pai o teu alimento, ore e convide a Deus para sempre andar ao seu lado, aí sim você verá os milagres acontecerem a cada dia na sua vida 
      E quantos de nós, que mesmo sabendo que somos seus filhos, agimos de forma tão infeliz, nos comportando como pessoas destruídas, desanimadas e duvidando do poder de sermos chamados seus filhos. Chega de fazer queixas da vida, de reclamar das pessoas ao nosso lado e cultivar sentimentos de derrota. Vamos de uma vez por todas assumir a grandiosidade do reino de Deus, devemos nos lembrar a todo instante quem é o nosso Pai, somos filhos do Eterno e Supremo Deus, por isso, temos a marca da promessa. Deus não gosta de lamentações e auto piedade. Ele quer tão somente que sejamos os seus imitadores e andemos conforme os seus mandamentos, cuidado para que o inimigo das nossas almas não contagie você com uma vida cheia de dúvidas, de medo e de incredulidade. Não caia nesta armadilha. O Nosso maior inimigo trabalha dia e noite para tirar os filhos de Deus dos seus caminhos, por isso, diz a palavra: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.  Mateus 26:41
     Deus tem o melhor para os seus filhos! O Apóstolo Paulo dentre as várias vezes em que foi preso por pregar o evangelho, não ficava na prisão com espírito de revolta ou indignação contra Deus, ele usou estas situações para escrever as cartas as Igrejas em que ele pregou o evangelho fortalecendo os crentes. Assim fortalecia a sua fé e o amor aos novos convertidos, bem como hoje através da Bíblia a todos nós que estudamos a palavra de Deus.  Mesmo em sua vida sofrida ele se alegrava em Deus e exortava a todos para que independente das situações vividas em tudo devemos  agradecer a Deus.
     Ore e peça a Deus para que você possa compreender a grandiosidade do reino de seu Pai e seja fiel a sua Palavra e semelhante ao seu Criador. Nunca desista da sua fé em Deus, nunca desista de caminhar com Ele, não importa o que venha a acontecer, não importa o que os homens possam falar ou fazer, lembre-se que você é filho do Deus altíssimo, e ele vai suprir a sua vida com o seu imenso amor e isto você só terá se andar nos seus caminhos. Que a Paz de Deus esteja com todos vós!

Por Lídia Lisboa


Música Raridade
Compositor Anderson Freire
  

sábado, 19 de março de 2016

Nem coelho nem chocolate, Jesus é a verdadeira Páscoa.



 
      Estamos nos aproximando do feriado da semana chamada Santa
e a corrida pelos chocolates, faz os mais atrasados para as compras, ficarem na busca dos melhores preços e na corrida para encontrar os mais desejáveis e cobiçados ovos.   
   Ao passar por uma destas grandes lojas de shopping para pagar a compra de um presente, a operadora do caixa que me atendia, estava orientando uma nova funcionária e ela dizia para a moça que estava em treinamento o seguinte:
 "Olha, estamos no mês da semana santa e é nesta época que a nossa loja tem o maior faturamento anual com a venda de ovos de páscoa. Nossas vendas superam todas as outras datas, inclusive a do natal, dia das crianças e as outras em geral. Você vai ter que trabalhar o dobro e só vai ter quinze minutos de almoço."
   Saí daquela loja impressionada com aquele diálogo e confesso que fiquei muito triste em saber que a páscoa que representa a morte e ressurreição de Cristo se transformou numa festa de consumo desenfreado de chocolates trazendo lucros exorbitantes ao comerciantes e fabricantes, e o mais triste ainda é que muitos cristãos acabam aderindo a este consumismo se esquecendo do real objetivo da data.

   Não tenho nada contra os chocolates, pelo contrário sou muito fã destas guloseimas, apenas observo com tristeza que o real motivo da festa cristã chamada Páscoa, acabou perdendo o seu foco principal que é a adoração  ao Cordeiro de Deus que deu a sua vida para nos redimir da morte, Ele Jesus Cristo o nosso Salvador deve ser o motivo principal.
    Muitos consumidores acabam se endividando para agradar seus familiares e amigos esquecendo que este não é o real sentido da festa. Infelizmente, observamos que isto já vem de longa data e também acontece em outras festas cristãs como o Natal onde a mídia tira o foco do nascimento de Jesus e centraliza todas as atenções para o papai Noel. Nossa! Como Deus se entristece com isso.
      Graças a Deus, que através do seu grande amor, bondade, misericórdia e compaixão por nós, dentre outros atributos da sua divindade, nós enviou o seu único filho a este mundo, para que ele o Cordeiro de Deus, cumprisse aqui na terra o plano da salvação de nos resgatar da morte.
     Sim, o Messias veio a este mundo para cumprir as profecias bíblicas de sua vinda. Um Salvador que seria o Cordeiro de Deus, o príncipe da paz e o libertador que veio para esmagar a cabeça da serpente e vencer todas as trevas e a morte.
     Jesus veio em forma de homem e aqui cumpriu o seu ministério.
Sua vida foi um exemplo de serviço ao próximo, de um imenso amor sem preconceitos, de humildade, de mansidão a nos mostrar todas as virtudes do amor de Deus. Enquanto Ele viveu aqui em forma de homem, ele testemunhou a todos sobre o plano da salvação. 
      Em seu ministério, Jesus ensinou para grandes multidões, curou muitos  enfermos de toda sorte de doenças, libertou muitos endemoniados e operou muitos milagres. Ele nos ensinou sobre os novos mandamentos e que assim como ele passou por todas as humilhações e venceu, nós também que cremos em seu nome também iremos ser vencedores, assim como Ele.

     Podemos conhecer tudo sobre a vida de Jesus através das narrativas dos seus discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João. Homens que foram escolhidos por Jesus e conviveram com ele até a sua crucificação e ainda tiveram o privilégio de estar com ele depois da sua ressurreição, antes de Jesus subir aos céus.  Nestes quatro evangelhos temos todos os fatos do ministério de Cristo. Aprendemos com ele todo o conhecimento do reino de Deus e o propósito da sua vinda. 
      Jesus nos afirma sobre o seu relacionamento com Deus, " Eu e o Pai somos um" e nos convida a estar ligado a Ele, assim como Ele está ligado ao Pai. Jesus nos deixou muitos ensinos e um modelo de como devemos orar, Ele nos exorta a trazer as crianças para o seu reino e pregar o evangelho a todos os povos até o dia em que Ele virá buscar a sua Igreja.


    Este Cristo que veio e habitou na terra e pregou sobre o reino de Deus, foi traído, humilhado e entregou a sua vida, mesmo sem ter tido nenhum pecado, unicamente por amor a mim, a você e por toda a humanidade. Ele foi crucificado, morreu e no terceiro dia ele ressuscitou e vivo está. Jesus não se agrada quando o comércio quer tirar proveito e distanciar as pessoas da verdadeira adoração que só a ele deve ser feita.
    E porque ele vivo está, vamos comemorar a páscoa de Jesus Cristo aquele que veio para nos resgatar do pecado e da condenação. Agora pare e pense, o que você daria em troca por alguém que deu a sua vida por amor a você? Ele na verdade, não quer mais nenhum sacrifício em troca, pois ele já foi o Cordeiro que deu a sua vida para lhe salvar. Ele só quer que você o aceite como único Salvador da sua vida e que você creia que só através do seu sacrifício você terá a vida eterna com Deus.
    Fale de Jesus, proclame o seu amor e instrua a todos sobre o que significa a Páscoa, mais esclareça aos jovens e as crianças que o mais importante é crer e conhecer o verdadeiro Cordeiro de Deus, que deu a sua vida por amor a todos nós, isto sim, fará a grande diferença na vida deles!

    Por Lídia Lisboa

   
     Música: Em amor por mim, Grupo Vencedores por Cristo





quarta-feira, 2 de março de 2016

Você quer uma Vida Nova ?

    

Vida Nova



   Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3

   Vivemos em um mundo habitado por inúmeros seres vivos das mais variadas formas, e a biologia classifica todos os seres vivos em reinos de acordo com cada espécie. Dentre os vários reinos classificados, a nossa espécie pertence ao reino animal. 
   Pensando nisto, podemos observar que nenhum ser vivo deste planeta pode mudar de reino, ou seja, uma rocha que é do reino mineral não pode se transformar em uma flor que é do reino vegetal, e nem uma pedra pode se transformar em uma planta, cada ser precisa permanecer dentro do reino em que foi criado. O ourives pode fazer o ouro tomar a forma de um anel, de um bracelete ou de uma moeda, mas o metal continuará dentro do reino mineral.
  Assim também acontece com o reino de Deus, o pecado distanciou o homem de Deus e do seu reino, trazendo a separação e só através do sacrifício de Jesus na cruz nós podemos ser redimidos e salvos. Crer e aceitar este sacrifício é o caminho que o próprio Filho de Deus nos afirma na passagem que Jesus nos fala em João 3- 16-18.








    O que é o novo nascimento?

    O novo nascimento não consiste no batismo, ou em alguém tornar-se membro de uma igreja, ou seguir as normas religiosas de um grupo. Entrar para a igreja não transforma um indivíduo em um crente, como não se faz um soldado vestindo num homem, um uniforme militar. Obedecer a todas as normas de uma religião não faz do indivíduo, um crente;
   Novo nascimento não significa simplesmente deixar de fumar ou beber, mudar de hábitos e costumes. Nicodemos era um homem muito religioso, e entretanto, Jesus lhe disse: "Importa-vos nascer de novo".
    
   Em que consiste?

   Vocês começaram a vida neste mundo, pelo nascimento. Receberam a vida dos pais, essa vida foi um presente, vocês não a pediram, nem fizeram nada para ganhá-la. O novo nascimento é o princípio de uma nova vida. Vocês a começam quando nascem na família de Deus. É um presente, não podemos compra-la e nem trabalhar para obtê-la. Recebemos de Deus. Como podemos nascer de novo?
    Busquemos a resposta descobrindo o que já foi feito em nosso favor. Jesus nos afirmou em João 3:16
    " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
    Sabemos que em João 3:16 temos a resposta dada pelo Mestre Jesus Cristo e sabemos que a sua vinda a este mundo, foi um plano de redenção que Deus nos concedeu par nos redimir do pecado e através do sacrifício da vida do seu precioso e único filho o homem pudesse ter uma vida eterna.
    
  A história do servo e do rei



   "Um servo de confiança do Czar Nicolau da Rússia, tinha uma grande dívida e retirou certa importância da tesouraria do rei, pretendendo devolver a importância. 
      O rei sem nada saber, mandou que peritos fizessem um balanço de seu tesouro e deram falta do dinheiro. O servo compreendeu que seria fatalmente descoberto, preso e até morto. Passou a noite procurando encontrar uma solução. Finalmente exausto, dormiu. 
      O Czar que estava passeando pelos jardins do Palácio viu as luzes acesas. Entrou na sala para investigar. Ali estava a evidencia da culpa do servo. O Czar compreendeu o que havia acontecido, escreveu alguma coisa e saiu.
       Algumas horas depois o servo acordou. Olhou para o papel onde anotava a sua dívida, onde pouco antes de cair no sono havia escrito sobre a página esta pergunta: " Quem pode pagar tão grande divida? " Mas agora notou que algo tinha sido acrescentado. Em resposta á pergunta havia a assinatura de seu soberano, Nicolau, Czar da Rússia. 

     Nossa posição diante de Deus é tão desesperadora como daquele servo. Sabemos que jamais podemos satisfazer a Deus. " Quem pode pagar tão grande dívida? " - 1 João 1:7 diz: 

  "Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele."

     Deus já fez tudo para nossa salvação. O que nos resta fazer, para nascer de novo? João 1:12-13 é a resposta: 

   "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome.

   Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

 De acordo com o verso há duas coisas que precisamos fazer:

 1º Precisamos crer - Crer em Cristo significa reconhecer que Ele é o Senhor, que é o Filho de Deus, Salvador, o Messias; 

2º Receber -  Recebê-lo é um ato de vontade pessoal no qual a pessoa diz : Acredito em tudo que a Bíblia ensina acerca de Jesus, e creio que morreste por mim e recebo-te agora como meu Salvador. Se fizerem isso, a Bíblia ensina que se tornarão filhos de Deus. Parece tão fácil e simples. Deus já fez tudo. Mas cada indivíduo precisa aceitar a Cristo.
 O Cristo crucificado tem que ser visto pela fé. Ao reconhecer a Jesus como seu substituto, o crente recebe a vida celestial dele.

Por José Silveira

    Música Perdão e Graça. Grupo Vineyard
    







   




sábado, 6 de fevereiro de 2016

A maior festa do mundo e suas falsas ilusões

   
   
    

     Ao chegar de carro na entrada da minha cidade nesta sexta-feira, eu e minha família fomos abordados por um grupo de pessoas fantasiadas e de perucas coloridas que distribuíam ao som da folia, vários preservativos em embalagens coloridas. Quando sinalizamos que não tínhamos interesse, a moça nos questionou e insistiu perguntando se não tínhamos outras pessoas de nossa família, que fossem precisar usar durante a festa de carnaval. Meio que desapontada ele partiu para outro carro.
    Com esta prática do Estado de associação do carnaval com a distribuição de preservativos, será que dentro em breve não estará também distribuindo também agulhas descartáveis, seringas e espaço para o consumo de drogas? nesta perspectiva caminhamos de  uma "festa" para uma tragédia social.
    Pensando neste incidente, fico a me perguntar quais os valores que nossa sociedade quer nos impor?  Porque um governo que insiste em dizer que não tem verbas para a saúde, educação e segurança gasta dinheiro distribuindo preservativos aleatoriamente? Porque esta forçação de barra incentivando as pessoas a realizarem toda a sorte de práticas ? Como isto entristece o coração do nosso Pai.
    Não foi para isso que Deus criou o homem,  a grande festa que nos traz a verdadeira alegria e paz é estar na presença Dele. Ele se alegra com as nossas vidas centralizadas em obedecer e cumprir os seus mandamentos, a música foi criada por Deus e existe para que através dela possamos adorar ao nosso Criador. Ser sábio não é seguir as regras que o mundo dita e tenta nos impor, pelo contrário, ser sábio é dizer não a manipulação das massas e ser guiado pelos valores cristãos que nos mostram uma vida totalmente separada do que vemos hoje ser divulgado pelas mídias.
    As estatísticas nos mostram que é durante a semana de carnaval, que infelizmente em todo o nosso país, acontecem as maiores tragédias envolvendo um alto índice de acidentes nas estradas, assassinatos por violência, jovens que abusam do uso de drogas, problemas relacionados ao alto consumo de bebida alcoólica, furtos envolvendo os turistas e foliões e muitas pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis. Se estes dados nos apontam um quadro tão desastroso, porque insistir em fazer uma festa com estas características ? O que os foliões tem para comemorar em meio a maior crise financeira que o nosso país enfrenta dos últimos tempos? Que alegria é esta que depois da festa, muitos sentem dor, arrependimento e vergonha? Porque pedir perdão para uma série de pecados que foram cometidos tendo a consciência do erros antecipadamente.
    Voltando a Palavra de Deus que é sábia, justa e verdadeira encontramos um texto que nos fala exatamente o que acontece nos dias do carnaval e que não é aprovado ao olhos do nosso Criador. Leia o texto e compare com o que você assiste nestes dias da festa da carne.

     Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

      Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

      Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.


      Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,


      Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


      Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.


     Contra estas coisas não há lei.


     E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.


     Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.


    Não sejamos cobiçosos de vanglorias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


Gálatas 5:15-26




   Deixemos de lado as obras da carne e voltemos para fortalecer a nossa vida espiritual. A palavra de Deus no adverte que a nossa luta aqui neste mundo não é contra a nossa carne, mas sim contra as forças espirituais do mal. lemos isto em Efésios 6:12
  Se é para nos alegrarmos, que o façamos em nome de Jesus Cristo que deu a sua vida para nos resgatar da morte. O que Deus deseja de cada um de nós é um coração contrito e humilde, pronto a perdoar e disposto a obedecer. O nosso adversário anda procurando desviar vidas preciosas do caminho da salvação e aquele que está mais distante do Senhor, fica muito mais vulnerável aos seus ataques fatais do que aqueles que tem a proteção divina por estar andando em obediência a sua palavra.
  Pare e Pense por um momento e reflita o que você deseja de bom e de melhor pra você e sua família? assim poderá perceber que este mesmo bem é o que Deus quer para os seus filhos criados a sua imagem e semelhança. Por isso, os cristãos devem ser separados das práticas que entristecem o nosso Senhor.
  Jesus morreu na cruz para nos resgatar de uma vida miserável e dominada pelo pecado, se você ainda não experimentou este amor e ainda não teve a oportunidade de vivenciar uma vida de paz, tranquilidade, segurança e confiança.  Declare agora que você quer a mudança e se coloque diante de Deus para que o seu amor alcance a sua vida. 
  Orar é falar com Deus o que se passa em seu coração, orar é conversar com Ele e isto qualquer um de nós pode faze-lo. É como conversar com um amigo, não precisamos de mais nada além de abrirmos a nossa alma em confissão. Não precisamos de um texto decorado e sim falar o que está passando dentro do nosso coração, faça isto e sempre peça em nome de Jesus Cristo.
   Faça a melhor escolha e Deus nos abençoe neste dias difíceis!

   Música Sinceramente
   Grupo Vencedores por Cristo









sábado, 30 de janeiro de 2016



  Conselhos de Deus para uma vida plena e feliz 9ª parte


                                  Um Estudo do Capítulo 3: 27-35 de Provérbios


              Tenha Responsabilidade Social com o teu próximo

     Chegamos hoje a última parte do nosso estudo do capítulo três deste rico texto do livro de provérbios, relembraremos aqui  os vários conselhos, que Deus nos ensinou através da sua palavra. Na verdade eu chamo de Os nove passos para alcançarmos uma vida plena e feliz. 
     Relembrando então estes passos:



    Depois de relembrar estes sábios conselhos, reflito que são maravilhosos e bons demais para nos trazer a verdadeira paz que Deus quer para cada um de nós. Ser feliz realmente é tudo que se quer, mas há muito mais coisas envolvidas nisto, afinal nós não podemos esquecer que vivemos numa sociedade e um dos mandamentos divinos diz "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" Marcos 12:31.

    Este é o grande desafio do cristão, ser feliz obedecendo a Deus e vivendo as suas promessas, mas também ficar ciente da sua responsabilidade social. Este é o grande princípio que Jesus nos ensinou através da sua vida dedicada ao próximo.

    Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.
A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.
Provérbios 3:27-35

    Neste texto de hoje que vai do versículo 27 ao 35 aprendemos os Cinco princípios acerca de relacionamentos interpessoais. Esses princípios são exemplos específicos do que significa reconhecer Deus em tudo.

1. Sempre que você puder ajude aos necessitados.
2. O que você puder fazer pelo teu próximo hoje, não deixe para amanhã.
3. Não planeje nenhum mal contra o teu próximo.
4. Nunca discuta injustamente com quem não merece.
5. Não deseje ser como os homens violentos, Deus detesta os que praticam o mal. 

    Deus nos capacita para fazermos a sua obra e o tempo de preparo nos é dado a partir do momento que nos colocamos para seguir a vontade  Dele. A medida que alimentamos a nossa alma
 com a palavra que é viva e eficaz, ela preenche todo nosso ser até derramar nos mostrando que precisamos compartilhar com aqueles que estão vazios e sedentos da palavra do Pai. 
   Dentre os sábios conselhos para termos uma vida plena, a palavra nos exorta a olhar para o nosso próximo com compaixão, com amor e misericórdia, ou seja, a mesma graça que Cristo nos alcançou no amor do Pai. Isto é viver a essência do evangelho pelo qual fomos chamados.
   O egoísmo não deve dominar nos corações daqueles que se colocam em obediência a palavra, por isso, Deus nos aconselha a sair do nosso mundo ideal e olhar a nossa volta. O bem que hoje eu faço a meu próximo me capacita a ser mais feliz por estar cumprindo o propósito pelo qual Deus nos chamou.
   A partir do momento que eu desejo viver em paz e harmonia com todos a minha volta, eu estarei manifestando os frutos do espírito. O simples fato de cumprimentar uma pessoa e lhe desejar um bom dia com simpatia, já irá nos abrir mais um canal com Deus. Pois se afirmarmos nosso amor a Ele, também devemos amar o nosso próximo na mesma medida do seu amor. Assim disse Jesus 

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”. Lucas 10:27

   Eis aí mais um desafio em nossa jornada cristã, pois o mundo longe de Deus nos mostra tudo isto ao contrário. Os tempos são difíceis e a profecia nos adverte que o mundo jaz no maligno e que o amor entre as pessoas irá esfriar até desaparecer.
   Cada vez mais observamos os valores cristãos que Deus nos ensinou como conduta de vida para nossa felicidade, serem questionados e vistos como ultrapassados pela atual sociedade em sua grande maioria. A verdade da palavra de Deus é imutável, por isso, não devemos nos abalar e sim ficarmos atentos.
    Sabemos que a nossa guerra aqui neste mundo sempre será espiritual, o Diabo o nosso adversário é o pai da mentira e trabalha noite e dia com seus anjos para tirar o homem do caminho da salvação. As suas armas mais usadas são trazer a dúvida sobre a existência de Deus, fazer o homem desobedecer aos mandamentos do Senhor, deturpar os ensinos bíblicos e trazer o ódio, a guerra e a maldade no coração do homem e toda a sorte de perversidades.

        Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos.  I Pedro 5:8-9

     Podemos comprovar isto olhando para o mundo em que vivemos, pois hoje percebemos a pior crise de valores de nossa sociedade. As famílias ganhando novas formas, graves conflitos entre as gerações, uma total falta de amor a vida, a banalização da morte, uma multidão de pessoas escravizadas aos vícios. Existe uma falsa ideia de que sair para viver a vida como se quer e do jeito que se tem vontade é ser livre, mas na verdade a grande maioria cai em outras prisões e dificilmente conseguem se libertar. Tudo isso tendo por causa principal o abandono da fé em Deus em decorrência da desobediência aos seus ensinos e outros pelo desconhecimento da Palavra de Deus que liberta.



     A Bíblia nos ensina que a Palavra de Deus é luz para os nossos caminhos e o sangue de Jesus nos liberta do poder das trevas. Só em Deus encontramos a verdadeira liberdade. Mediante a estas promessas que aprendemos nestes estudos, sigamos os sábios conselhos do Pai, pois, o que adianta o homem ganhar o mundo e perder a sua alma?  o que o mundo dita como certo leva direto para o abismo da morte.  A verdadeira sabedoria vem do nosso Criador, pois" Os céus e a Terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar." Mateus 24;35
    Aos meus irmãos em Cristo, desejo que a paz de Deus seja abundante em cada coração e que a pratica da oração, estudo da Palavra e serviço cristão nos impulsiona a viver uma vida plena nos caminhos do Eterno e Supremo Criador.
    E para você que ainda não se decidiu seguir a vida que Deus nos chamou para servir e deseja fazer agora, faça esta oração ao  nosso Pai e ele com certeza vai te receber com seus braços abertos para uma nova vida.
    Oração
    Senhor Deus eu me coloco em tuas mãos e te peço que limpes o meu coração de tudo que não te agrada. Eu quero viver uma nova vida na tua presença te amando e buscando fazer a tua vontade. Não olha Senhor para as minhas imperfeições, mas eu  creio no nome de Jesus Cristo o teu filho que tem o poder de transformar a minha vida e perdoar 
todos os meus pecados, e em seu nome que eu te peço,  Amém!     

     Por Lídia Lisboa

      Música: Fazei o bem       Composição de Guilherme Kerr Neto

     


   
  

domingo, 24 de janeiro de 2016

Conselhos de Deus para uma vida plena e feliz 8ª parte

Conselhos de Deus para uma vida plena e feliz 8ª parte

                                  Um Estudo do Capítulo 3: 23-26 de Provérbios


         O Senhor será a Segurança do homem Sábio e Obediente


     Uma das maiores alegrias que eu sinto, por seguir os passos do meu Mestre, é saber que eu não estou só, é saber que a cada passo que eu dou, sinto que Deus está ao meu lado dando-me a sua proteção. 
    Durante a minha jornada em todos estes anos de vida cristã, eu já tive muitas provas nas mais variadas situações em que os anjos do Senhor acamparam ao meu lado. Vou compartilhar aqui, uma destas experiências do cuidado de Deus em minha vida.
    Numa tarde destas, após o meu almoço, eu dirigia de volta ao meu trabalho e no caminho, de repente,  me veio várias imagens de sangue escorrendo no meu para-brisa, mas de uma maneira bem rápida. Daquele instante em diante, fiquei mais atenta e passei a dirigir bem mais devagar, meio sem entender o que era aquilo que eu tinha visto. Logo após uns dois minutos enquanto eu passava em frente aos correios da minha cidade, rapidamente um homem falando ao celular, atravessou na frente do meu carro totalmente distraído, ele não olhou para os lados antes de atravessar a rua. Como eu já estava dirigindo bem devagar, deu tempo de frear na hora certa e foi uma freada quase que encostando na pessoa. Eu pude naquela momento agradecer a Deus pelo aviso recebido, que foi um verdadeiro livramento! Tenho certeza que se eu não tivesse aquela visão anterior, seria um acidente fatal. 
    Deus tem agido na vida de muitas pessoas que procuram andar diante dos seus caminhos, já ouvi grandes experiências de livramento através do compartilhamento com meus irmãos de fé, ouvindo diversos testemunhos de pregadores da Palavra e principalmente  através do estudo bíblico. 
     No capítulo 91 do livro de Salmos, temos um texto maravilhoso sobre a promessa de proteção e segurança aos servos do Senhor, são dezesseis versículos falando só sobre esta promessa. Vou destacar alguns versículos deste texto a seguir.

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Salmos 91:1-7


     Neste Salmo podemos observar que os que confiam no Senhor podem experimentar a proteção que vem dos céus. Nada nos conforta mais do que saber que estamos seguros nos braços de Deus, e esta proteção está ao alcance de todo aquele que se coloca diante do Senhor com humildade e sendo obediente aos seus ensinos. Destaco o verso 7 " Mil poderão cair ao teu lado, dez mil a tua direita, mas nada o atingirá." Não adianta o homem se armar e ter muitos seguranças se o Senhor não estiver ao seu lado, somente colocando em Deus a nossa confiança podemos ser totalmente protegidos. 
" O mal não conseguirá chegar perto de você, a iniquidade não passará a tua porta. Ele ordenou a seus anjos que o guardem para onde quer que você vá. Se tropeçar, eles o segurarão: O trabalho deles é evitar que você caia." Salmos 91: 10-13 Bíblia A Mensagem.
  Estar protegido noite e dia é a promessa de Deus aos seus servos que confiam a sua vida nas mãos do Pai, que andam e obedecem os seus ensinos. 
    Muitos pedem proteção e entregam a sua vida a falsos deuses, seres espirituais que desejam se colocar no lugar de Deus, mas que na verdade exigem em troca disso um preço muito alto, pedem sacrifícios e rituais dos seus seguidores. Desconhecem assim, que Jesus deu a sua própria vida como sacrifício para que nós hoje possamos ser livres destas práticas.  



    Outros, honram e falam com imagens feitas por mãos de homens. Idolatram estátuas pedindo a elas proteção e outros pedidos, quanto a isto veremos o que a Bíblia nos ensina 
 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Salmos 115:4-8 
  Isso entristece muito a Deus, Ele quer ouvir a nossa voz, ele abomina a idolatria e por isso ele enviou o seu Filho para que só através dele possamos ter livre acesso a Ele.
   Jesus já pagou todo e qualquer preço para a nossa liberdade, por isso, o cristianismo hoje é uma prática de Fé. Não precisamos mais de rituais e sacrifícios, somente pelo sangue de Cristo temos acesso a todas as promessas que Deus nos deixou para termos uma vida plena e uma delas e estar Seguros nos braços do Pai e livres de todo o mal.

   Por Lídia Lisboa

    Separei uma Música que fala muito ao meu coração e sua letra nos fala sobre a verdadeira Segurança que Deus nos concede. 
    Música: Descansarei composição de Etiene Pires




    
    
     
      

domingo, 17 de janeiro de 2016

        

Conselhos de Deus para uma vida plena e feliz 7ª parte

                                  Um Estudo do Capítulo 3: 13-20 de Provérbios

                         A Sabedoria Traz a Verdadeira Felicidade

     Continuando o estudo deste riquíssimo texto de provérbios capítulo 3, observamos que o autor dá mais ênfase a palavra sabedoria do que para outros conselhos. Neste capítulo, existem trinta e cinco versículos, dos quais, dez são só para destacar a importância da Sabedoria na vida do homem que deseja ter uma vida plena.

    Falando sobre felicidade na Bíblia, vou citar uma frase de um grande pregador que eu admiro muito, o Pr. Ariovaldo Ramos que afirmou em uma de suas mensagens "A Bíblia não diz o que é felicidade, ela nos mostra que tipo de gente que é feliz " ou seja, ela nos mostra o caminho que nos leva a alcança-la. No versículo 13 temos uma seguinte afirmativa: "Como é feliz o homem que acha sabedoria e adquire conhecimento" ou seja, o seu valor ultrapassa em muito qualquer riqueza que o homem venha a possuir. 
    A sabedoria que Deus nos orienta a viver, é tida aos olhos do mundo como absurda e difícil de entender, leiamos:

1 Coríntios 2: 14 "Como pessoas que não tem o Espírito não aceitam como verdades que vem do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de cumpri-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente." 

Provérbios 14: 6  "O escarnecedor busca Sabedoria e Encontra nada, Entretanto, o Conhecimento Chega facilmente ao coração daquele que possui discernimento."

  Encontramos no texto de provérbios 3, o verdadeiro caminho para seguirmos em direção ao mapa do tesouro, digo tesouro porque o lucro advindo da sabedoria é melhor do que a prata, do que a renda, do que o ouro fino, do que pérolas e de tudo podemos desejar, nada é comparável a ela. V. 14-15 A Bíblia descreve a Sabedoria Como o verdadeiro tesouro.


   Nos versículos 16 a 19, temos as bênçãos advindas de uma vida que a grande maioria das pessoas gostaria de ter, inclusive, muitos passam grande parte de suas vidas procurando como alcança-las. Quais as promessas recebidas pelo homem que encontra a verdadeira sabedoria?

" Pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.Provérbios 3:14-18


     Podemos resumir este texto numa só palavra:   felicidade e isto, é o que Deus nos promete:  Ter uma vida longa e cheia de paz, ter muitas alegrias, ser reconhecido e honrado, ter uma vida próspera. Será que existe alguém que rejeitaria uma vida assim? Talvez a maioria não, pois vivemos numa sociedade em que a felicidade é ter e não importa os meios, mas a palavra é clara e reservada para aqueles que são obedientes a Deus.
  

"Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus;por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho.Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;"

Provérbios 3:19-21

 "A Sabedoria faz parte da própria natureza divina, sendo ele a força vital da própria criação do universo." Dr. Shedd

   Resumindo, Deus tem muitas promessas para aqueles que desejam viver segundo o seu propósito e a verdadeira sabedoria que conduz a felicidade, está ao alcance daqueles que se colocam no centro da vontade divina. Façamos como Salomão, ele pediu só sabedoria e Deus lhe concedeu muito além do que ele pediu, e ele foi considerado o rei mais sábio e mais rico de toda a história Bíblica.
  Ser sábio, está aqui mais um dos conselhos de Deus para termos uma vida plena e feliz.

Relembrando os estudos anteriores de Provérbios 3:1-35

1. Seja obediente a Deus
2. Tenha uma vida equilibrada 
3. Tenha confiança em Deus
4. Tenha humildade na presença do Senhor  
5. Entregue  a tua oferta ao Senhor
6. Aceite a disciplina do Senhor
7. A sabedoria traz a felicidade verdadeira.

Por Lídia Lisboa

  Deixo aqui mais uma pérola do Nosso grande compositor João Alexandre, acompanhado ao piano por seu filho Felipe Silveira.
    Música: Doces Palavras
      
      



segunda-feira, 11 de janeiro de 2016





Conselhos de Deus para uma vida plena e feliz 6ª parte

                            Um estudo do Capítulo 3: 11-12 de Provérbios

                                      Aceite a disciplina do Senhor

     "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão." Assim como o pai corrige ao filho que ama, Deus também nos adverte quando estamos no caminho que não é do seu agrado.

     Todos nós já fomos crianças e lembramos muito bem quando fizemos nossos pais ficarem aborrecidos. Hoje, ainda me recordo das minhas travessuras, o que é muito comum na infância, mas algumas, confesso que foram feitas para irritar e desafiar os meus pais, ou seja tirá-los do sério mesmo. As crianças sempre desafiam a autoridade do seu líder. Hoje eu agradeço a eles por terem me dado limites e pela disciplina feita na hora e na medida certa. Caso contrário, não sei que pessoa eu seria hoje.

     Em algumas situações, eu pude presenciar pais que deixam seus filhos fazerem tudo o que querem, crianças que crescem como verdadeiros ditadores comandando a casa e a toda família. Pais que por não saberem disciplinar, acabam sempre perdendo o jogo do poder. Quando observo situações assim, fico triste e preocupada com o futuro destas famílias, pois não sabem o mal que estão cometendo criando filhos que futuramente terão sérios problemas emocionais e dificilmente vão aprender a lidar com a frustração.






      Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e conhece pessoalmente seus filhos, ele sabe o que está em cada coração. Ninguém pode se esconder dos olhos de quem tudo sabe e tudo vê. Por isso, quando estamos no caminho errado fazendo o que muitas vezes lhe desagrada, Ele nos adverte como um Pai amoroso que deseja só o nosso bem e muitos livramentos acontecem quando ouvimos a sua repreensão.

     Agora quando recusamos a sua disciplina e insistimos no erro, o castigo vem para nos socorrer, ele vem para mostrar que não tem jeito, é hora de parar e fazer uma reflexão. É o momento do choro, da dor e do sofrimento. Aí temos que ver a situação como uma oportunidade de crescimento, de arrependimento, de confissão e o momento do perdão. Tudo isso porque o amor do Pai deseja nos ensinar o melhor caminho.

     Muitas tragédias poderiam ser evitadas se a obediência a Deus fosse praticada na vida cristã, vemos na história do povo de Israel muitos exemplos de desobediência seguidas da chamada ao arrependimento, como os profetas levavam a mensagem de Deus, mas o povo de duro coração muitas vezes insistia em continuar pecando e nem mesmo em meio ao castigo divino aqueles corações se rendiam.

     O texto nos diz: Não rejeites a correção do Senhor!

     Enquanto o homem tentar agir sozinho caindo e levantando, seus erros o levarão cada vez a abismos mais profundos e a consequência será uma vida longe dos propósitos de Deus. Ele nos disciplina porque nos ama, obedeça e confie pois o Senhor sabe o que é melhor para cada um de nós.

     Neste rico texto de provérbios, Deus nos ensina mais uma lição de como devemos agir para trilharmos no caminho da sabedoria e estudando cada versículo aprendemos passo a passo de como viver uma vida plena e feliz ! Esta é a receita do nosso Criador.

     Relembrando os estudos anteriores


1. Seja obediente a Deus http://eternoesupremocriador.blogspot.com.br/2016/01/a-receita-para-se-viver-uma-vida-feliz.html

2. Tenha uma vida equilibrada http://eternoesupremocriador.blogspot.com.br/2016/01/conselhos-de-deus-para-uma-vida-feliz-e.html

3. Tenha confiança em Deus http://eternoesupremocriador.blogspot.com.br/2016/01/de-deus-para-uma-vida-plena-e-feliz.html

4. Tenha humildade na presença do Senhor http://eternoesupremocriador.blogspot.com.br/2016/01/conselhos-de-deus-para-uma-vida-plena-e.html

5. Entregue a tua oferta ao Senhor http://eternoesupremocriador.blogspot.com.br/2016/01/de-deus-para-uma-vida-plena-e-feliz-5.html

6. Aceite a disciplina do Senhor



Música Dependo de ti Compositor e Intérprete Paulo César Baruck