sábado, 24 de outubro de 2015

A Ansiedade colocada aos pés do Mestre.



     Segundo a International Stress Management Association (ISMA), a Associação Britânica do Estresse, 80% das consultas médicas são motivadas pelas doenças da alma como estresse, ansiedade, síndrome do Pânico, depressão e insônia. São conflitos emocionais que levam um número cada vez maior de pacientes para os consultórios. Segundos os médicos especialistas da psiquiatria, estes pacientes chegam com sintomas físicos sem causa orgânica, ou seja, após a verificação dos exames de rotina, chega-se a conclusão que fisicamente não há nada de errado com o paciente. São os problemas emocionais que acabam desencadeando as dores físicas e o excesso de preocupação com o futuro a causa principal de sintomas como a ansiedade e estresse.
     Hoje em dia há dados suficientes para podermos afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde, enquanto as emoções negativas tendem a comprometê-la .Dentro das emoções negativas, uma das reações emocionais que mais se tem estudado é sem dúvida, a ansiedade. Ela é geradora de um estado emocional, reconhecidamente associado a múltiplos transtornos. Apesar dela ser uma emoção natural, até mesmo para a nossa sobrevivência, quando ela se torna excessiva com certeza irá desencadear vários sintomas físicos que o médicos chamam de doenças psicossomáticas.

      Pois bem, analisando estes dados, temos a confirmação da fragilidade da alma humana frente as lutas diárias da vida. É o ser pensante, caindo nas armadilhas da sua própria mente ao tentar viver o presente, com seus pés no futuro e muitas vezes ainda presos ao passado. Este é o grande círculo vicioso que traz dor e sofrimento a um número absurdo de pessoas em todo o mundo, por isso, os consultório estão abarrotados de pacientes e as grandes indústrias de fármacos psicotrópicos faturam bilhões de dólares.São fórmulas e mais fórmulas que prometem uma tranquilidade artificial, uma noite de sono do tipo apagão e até outras que transformam o ser pensante e um ser apático e sem vitalidade.

      Diante desta triste realidade que os especialistas e cientistas chamam de doenças da vida moderna, volto os meu olhos para as Sagradas Escrituras. Um livro que na verdade é um verdadeiro manual de como viver de maneira saudável neste mundo. Lá eu me deslumbro com várias passagens que falam sobre este tema, e gostaria de destacar alguns textos, dentre eles as sábias palavras do rei Salomão, um grande rei, considerado o mais sábio de todos os tempos. Em seus textos contidos no livro de Provérbios, gostaria de destacar algumas passagens que nos provam que este "mal do século" já estava há muito adoecendo a humanidade.



"O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima."(Provérbios: 12.25).

"O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. (Provérbios: 17.22).

15 Todos os dias são tristes para os que mantêm o coração aflito, mas a vida é agradável para as pessoas que buscam alegrar a alma. Provérbios 15:15


    Neste texto, observamos como Salomão em toda a sua sabedoria já conhecia bem o que um coração ansioso pode fazer na vida de uma pessoa. No primeiro versículo ele diz; "O coração ansioso deprime o homem", fato que hoje já foi comprovado pelos especialistas, Mas então vem a solução " mas uma palavra bondosa anima a alma" quantas pessoas passam seus dias cultivando só pensamentos e palavras negativas, e em seus diálogos os problemas estão sempre em pauta, não conseguem ver e nem falar das belezas que a vida pode proporcionar. O negativismo adoece a alma e traz toda sorte de doenças.

     No segundo e terceiro versículo chamo atenção para as palavras  coração bem disposto X coração aflito, o coração bem disposto é remédio eficiente e manter a alegria da alma torna a vida das pessoas agradável, enquanto o espírito oprimido resseca os ossos e o coração aflito torna os dias tristes. Como eu amo a Palavra de Deus! Ela é um livro sempre atual, ela fala da ansiedade, seus efeitos negativos e aponta as soluções. Isto é incrível, um tema hoje conhecido como a doença da vida moderna, que na verdade já é analisada nas Escrituras Sagradas. Depois de apreciar os sábios conselho de Salomão, cujo texto se encontra no Velho Testamento da Bíblia. Vamos agora para o novo testamento, ouvir o que o Mestre Jesus Cristo nos ensina sobre este tema.





     " Olhem para as aves, livres e desimpedidas, não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para ele muito mais que os passarinhos!". Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho? Todo este tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz alguma diferença? Em vez de correr atrás da moda, caminhem pelos campos e observem as flores silvestres. Elas não se enfeitam nem compram, mas vocês já viram formas e cores mais belas? Os dez homens e mulheres da lista dos mais bem vestidos iriam parecer maltrapilhos comparados às flores. Se Deus dá tanta atenção `aparência das flores do campo e muitas delas nem mesmo são vistas, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? Quero convida-lo a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem a Deus e sabem como ele trabalha. orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas.
"Prestem atenção apenas no que Deus está fazendo agora e não se preocupem quanto ao que pode ou não acontecer amanhã. Quando depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajudá-los" texto de Mateus 6: 26-34 da Bíblia a Mensagem.  

      

    Se nós ouvíssemos os ensinos de Jesus, como este mundo estaria diferente! quantas vidas seriam transformadas, quantas pessoas seriam poupadas de uma vida miserável de escravidão, presas a vícios que são cultivados, como um escape a tão sofrida ansiedade, depressão e tantos outros distúrbios da alma. São multidões de pessoas que não sabem lidar com as suas emoções! Jesus veio para trazer a cura para as nações, cura da alma para todos os povos.   
         
    Quando Jesus afirma " Não andeis ansiosos pela vossa vida" Ele diz, eu estou aqui para cuidar de vocês, não se preocupem com nada. não se preocupem com o amanhã, meu Pai que está nos céus cuida de tudo para vocês!! se vocês se decidirem por Deus, vivendo para adora-lo, não ficarão aflitos com a comida e bebida que terão que por na mesa, nem com que roupa vocês irão se vestir. Terão sim, a confiança que o seu Deus irá suprir tudo que precisarem.

    Deus conhece o desejo de cada coração, afinal ele nos criou a sua imagem e semelhança, por isso, o que ele deseja é que o homem volte o seu coração para ele. Nós fomos criados para servir e adorar ao nosso criador e quando fugimos deste propósito, os problemas começam a nos cercar e perdemos a visão espiritual de que somos herdeiros do reino, e com isso perdemos também as bênção que nos seriam concedidas por herança.

      A nossa vida aqui neste mundo é só uma passagem, por isso o Mestre nos ensina que devemos investir em primeiro lugar na nossa vida espiritual. Nosso corpo mortal e tudo o que nos cerca irão perecer, mas o nosso espírito vai voltar a Deus que o deu, então teremos que prestar contas a ele tudo o que fizemos nesta vida. Vamos então voltar os nossos olhos para Deus e deixar sobre os seu pés todas as nossas ansiedades. 

     Quero terminar este texto com mais um versículo das Sagradas Escrituras e desta vez estarei citando uma passagem do Apóstolo Paulo, o primeiro missionário escolhido por Deus para pregar o evangelho a outros povos.

                         


    

     Queridos, não se aflijam nem se preocupem. Em vez de se preocupar, orem. Falem com Deus e deixe que a sua Paz tome conta dos seus pensamentos. Cultive o amor pelo próximo, libere Perdão a quem te fez mal e liberte-se das culpas. Vivam uma vida de hábitos saudáveis, medite na palavra de Deus, ouçam músicas que acalmem a alma, cultive a paz com todos, exercite sua mente com mensagens positivas, exercite também o seu corpo e se precisar de um tratamento clínico dê preferência aos tratamentos naturais. Tenha sempre a confiança que Deus cuida de nós.

     Vamos orar? Senhor tenha misericórdia de mim, venho a ti pedir que me libertes de toda a minha ansiedade. Te peço que me livres de todos os meus temores e agora eu quero tomar posse da minha cura! Quero te entregar a minha vida para que tu me ensines a viver neste mundo sem preocupação com o futuro, quero confiar que o Senhor me sustentará e cuidará sempre de mim. Em nome do teu filho Jesus Cristo, Amém!!

                              Deus abençoe a sua vida!!



      Por Lídia Lisboa




3 comentários:

  1. Parabéns minha querida por esta iniciativa. Que o Eterno, Supremo criador te inspire cada vez mais. Vou copiar a ideia. Kkkkkkj. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Assad!
      Que Deus nos abençoe cada vez mais, no propósito de levar a semente da sua palavra
      .Bjs

      Excluir
  2. Parabéns minha querida por esta iniciativa. Que o Eterno, Supremo criador te inspire cada vez mais. Vou copiar a ideia. Kkkkkkj. Bjs

    ResponderExcluir